sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Volta as aulas x Piolho.



Volta as aulas é um momento super esperado pelos professores, pais e alunos, minha filha por exemplo fica super feliz com o primeiro dia de aula, rever os amiguinhos, atividades e diversas brincadeiras.
Mas com este retorno devemos ficar atentos com aquele simples gesto de coçar a cabeça, isso pode significar PIOLHO, uma praga difícil de exterminar. Então decidi fazer uma matéria para conhecer melhor e assim combater de forma mais eficaz.
Quem nunca teve piolho que levante a mão. É definitivamente uma praga que tira o sono de todas as mães e maltrata a criançada, mães fiquem atentas!!
Vamos conhecer nosso inimigo, suas conseqüências, doença, e os tipos de piolho.
Boa leitura!

Piolho

É um inseto que não voa, pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30(trinta) dias. Esse inseto, possui o tamanho de uma semente de gergelim. O piolho se espalha rapidamente, independente de quanto local afetado é limpo.
Dependendo da espécie, a fêmea pode colocar 300(trezentos) ovos durante a vida. Um piolho produz, em média, de 10(dez) à 12(doze) ovos por dia.Seu ovo é chamado de lêndea, fica grudado nas raízes dos fios de cabelo ou pêlos e eclodindo em 5(cinco) ou 6(seis) dias.
.Comprimento: de 15(quinze) à 30 mm(trinta milímetros) (macho), e de 15(quinze) à 35mm(trinta e cinco milímetros) (fêmea).
.Formato do corpo: achatado, e ficando arredondado após a alimentação com sangue.
.Cor: marrom
.Região onde se encontra: em praticamente todas as regiões habitadas por seres humanos.












Lêndeas
São ovos do piolho que ficam presas ao cabelo. As lêndeas se parecem com caspas. Esses ovos tem formato alongado, com cerca de 0,8mm de comprimento e 0,3 mm de largura. As fêmeas fixam os ovos aos fios de cabelo com uma substância cimentante (seta), próximo ao coro cabeludo. A casca dos ovos (córion) é bastante resistente à penetração de substâncias, como os inseticidas. Após cerca de 7(sete) dias, de cada lêndea eclode uma ninfa de piolho. A casca da lêndea fica então vazia e presa ao cabelo. Então, as lêndeas bem próximas ao couro cabeludo, são em geral ovos vivos, dos quais ainda não eclodiram piolhos. As que estiverem a mais de 1 cm de distância nos fios de cabelo, estão aí há mais tempo. São em geral apenas as cascas dos ovos, ou seja, os piolhos já nasceram.
Veja a baixo uma lêndea grudada a um fio de cabelo:


 





Pediculose
É uma doença causada pela infestação de piolhos. Pode-se encontrar os seguinte tipos de Pediculose em função dos três tipos de piolho que parasitam o ser humano:
1) Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do Pediculus humanus var capitis e lêndeas presas nos fios de cabelo, atinge preferencialmente crianças em fase escolar;
2)Pediculose do Corpo: que tem como causador o Pediculus humanus var corporis (vulgarmente conhecido como
muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;
3) Pediculose Pubiana: causada pelo Phthirus pubis (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que são colocadas nos pêlos pubianos.


 




Transmissão:
O piolho é transmitido através do contato íntimo com pessoas contaminadas, e também pelo uso coletivo de utensílios, como:boné,pente,escova, lenço de cabeça,presilha almofada,entre outros.
Sintomas:
O principal sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, que pode ser acompanhada pelo ardor.

A intensa coceira no couro cabeludo pode causar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.
Tratamento:
Para você se tratar da doença Pediculose deve usa shampoos específicos, e medicamentos orais.



Conseqüência: · Este tipo de inseto alimenta-se de sangue de animais e resíduos da epiderme, principalmente de seres humanos e outros mamíferos.
· Para sugar o sangue humano utilizam uma boca adaptada para perfurar a pele e sugar o sangue
· Podem transmitir doenças ao homem como, por exemplo, a febre tifóide
· A fase reprodutiva da fêmea pode durar várias semanas. Ela costuma botar, em média, de dez a doze ovos por dia
.Os ovos de piolho são conhecidos popularmente como lêndeas. Estes ovos costumam ficar grudados nas raizes do cabelo. Costumam eclodir em cinco ou seis dias. São conhecidas e catalogadas mais de 200 espécies de piolho
· Possuem garras nas pernas que possibilitam grudar no corpo do hospedeiro.



Agora que já sabemos como combater esta praga, mãos a obra!!


Cristiane Chisté


bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário