quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tendências da Moda. Como elas são criadas?





Hoje pela manhã iniciei a rotina de abrir o guarda roupa, e me fazer a básica pergunta: O que vou usar?
O sol já explodindo lá fora, e fiquei tentando encaixar o bonito, prático e um visual fresquinho para encarar o dia, o que por sinal, vamos combinar, não é nada fácil, ou o decote está de mais, as pernas muito de fora, enfim um turbilhão de duvidas.
Eis que do nada veio um pensamento: como os estilistas conseguem traçar e criar a Tendência da Moda para o verão?
Então decidi buscar e compartilhar com todos vocês, e achei a deste ano, ou seja, como foi traçado a moda para o verão 2011.

Vou resumir para facilitar.
Os estilistas definem os perfis, traços, cores e acessórios, acompanhe como:

Sensual - Esse perfil é direcionado a homens e mulheres que assumem posições de liderança na sociedade, mas que não querem perder a sensualidade. Para compor o look as peças foram elaboradas com mangas estruturadas, decotes que revelam os ombros e modelos justos, mas que preservam o conforto.

Romântico - Para esse público, a poesia das artes é traduzida em roupas leves, com rendas e laços, e peças com detalhes delicados que envolvem o corpo. O perfil é complementado com estampas florais, que resgatam o passado com jovialidade.

Irreverente - Formas e cores diferenciadas influenciam este perfil, inspirado no estilo dos Anos 80. A concentração de trabalhos artesanais evidencia o colo feminino, os padrões étnicos são revisados e algumas peças são, literalmente, customizadas em pontos estratégicos.

Contemporâneo - Sustentabilidade ambiental e simplicidade definem este perfil. Os produtos são elaborados com matérias primas que respeitam o ecossistema. Os valores estéticos e a sutileza de detalhes permitem modelagens clássicas que ganham novo design por meio da alfaiataria e detalhes de costura sobre tecidos como o linho.

Esportivo - Este perfil remete ao universo navy, tendência ao clássico com um toque de atualidade. A temática de listras são combinadas em peças confortáveis, que privilegiam os movimentos, tanto para a pratica esportiva quanto para um momento casual. O xadrez retorna ao cenário, mas com uma releitura campestre.
 
Após esta erupção de idéias eles apresentam aos empresários, que fabricam as inúmeras peças de diversos estilos, que por sua vez faz este segmento ferver. E lá vamos nós consumidores famintos por novidades em buscar do visual ideal para cada ocasião.
Parece simples né?? Aff! Ainda bem que eu sou publicitária (risos)
 
Uma dica legal:
"Antigamente, as tribos ditavam o estilo das pessoas, hoje acho que somos mais democráticos, podemos um dia ser totalmente românticas e outro seguir algo mais sensual, e o melhor de tudo, misturar os dois estilos em um só. A dica é aproveitar o que cada estilo tem a ver com a sua personalidade e trazer para o seu dia a dia". diz a designer de moda Letícia Diniz.

Cristiane Chisté

Bjs 




 


2 comentários: