quinta-feira, 31 de março de 2011

Serviço Doméstico. É coisa só para mulher?


Olá meninas (os), hoje é quinta dia da faxina semanal em minha casa, como minha diarista resolveu me abandonar, tive que meter a mão na massa, e claro, sozinha, porque nestas horas não aparece uma viva alma para oferecer uma bondosa ajuda (risos). Então resolvi falar sobre essa sina feminina, que infelizmente ainda é mais nossa do que dos homens, quem é casada sabe do que estou falando, são raros os maridinhos que ajudam nas tarefas de casa, uma salva de palmas para o lindinhos que AJUDAM de fato suas esposas (Meninos não é somente retirar a roupa que você jogou no chão, ou enxugar a pia do banheiro que você inundou fazendo a barba!), porque vamos combinar não tem serviço mais chato e cansativo que tarefa doméstica, nunca acaba, aff! Morro com isso e claro minhas mãos e costas também (risos).


Então vamos a nossa reflexão:
Com certeza, as mulheres conquistam cada vez mais posições e prestígios em nossa sociedade, que caminha para a igualdade, só que, quando se trata de pegar duro e fazer uma bela faxina, não há divisão; elas continuam sendo a maioria, uma análise, de 10 anos de pesquisa sobre gênero e trabalho doméstico, confirma que elas ainda são as principais responsáveis por cuidar do lar. Não que o cenário não tenha melhorado para as mulheres, desde 1965, quando as mulheres casadas tinham a tarefa de 30 horas de trabalhos domésticos por semana, e os homens somente 4,9 horas, segundo as pesquisas, a contribuição doméstica masculina ficou estabilizada na década de 90. Um estudo em 2007 mostrou que os homens começaram a ajudar mais, e reduziram um pouco a sobrecarga das mulheres, uma média de 13,2 horas por semana Outros estudos mostram, que as mulheres ainda fazem cerca de dois terços do trabalho doméstico, outros estudos mostram que o casamento, no entanto, aumenta o serviço doméstico para as mulheres e reduz para os homens. Até nas famílias em que todos trabalham, priorizam a carreira do homem, os pesquisadores se concentraram nas características individuais, para explicar a diferença de serviço doméstico. Características que incluem a quantidade de dinheiro que cada parceiro recebe, e o tempo que cada um gasta trabalhando fora do lar, bem como suas atitudes individuais,outros estudos recentes, pesquisaram uma relação em nível nacional, a partir de políticas públicas. Os estudos constataram que os países que tem os gêneros de mais igualdade, como Canadá, Suécia e Estados Unidos, casais dividem as tarefas domésticas uniformemente. Em países como Itália, Japão e Chile, nos quais os papéis de gênero mais tradicionais, as mulheres fazem duas vezes mais trabalho doméstico, do que as mulheres dos países de gênero de igualdade, os resultados das pesquisas sobre políticas individuais são inconsistentes. Licenças remuneradas para os pais, induzem eles a ajudem mais em casa, e as creches financiadas pelo Estado não parece aliviar a carga de trabalho das mulheres. Os pesquisadores afirmam que as políticas sociais, podem ser prejudicadas pelos locais de trabalho, cada vez mais competitivos, uma boa noticia. Outra descoberta foi que, nos países onde há o papel dos gêneros de igualdade, a mulher tende a ter mais desejos sexuais pelo parceiro, uma vez que não está morta de cansada, e nestes países até os homens solteiros fazem mais tarefas domésticas.


Bjs Galera!

Cristiane Chisté

2 comentários:

  1. Eu sou exemplo vivo e lúcido de que serviço doméstico não é coisa apenas de mulher! Sou bem enjoado com limpeza, e principalmente como não tenho quem faça por mim, eu preciso fazê-lo!

    Massssssss preciso dizer que as mulheres, em sua grande maioria, são muito mais habilidosas do que os homens!

    Penso também que em uma vida de casal, o peso de serviços domesticos (para quem não tem empregada...) deve ser compartilhado para que ninguém fique sobrecarregado e estressado!

    Trabalhos domésticos são um saco! Se não puder ajudar... não atrapalhe o que já está arrumado! :P

    Bjs Cris! ;)

    ResponderExcluir
  2. "Quem muito ajuda e quem nao atralha"... As tarefas precisam ser compartilhadas..tanto as dentro de casa quanto as fora... e muito simples chegar cansado do trabalho financeiro e jogar em cima do trabalho de apoio...ou jogar em cima de quem tem as mesmas responsabilidades financeiras e carga horaria... Em uma "briga" com meu dignissimo ele me disse assim...
    "ta..agora vc vai dizer que quer se separar pq eu nao levantei a tampa do vaso p fazer xixi ou pq minhas meias estao espalhadas..."
    Mundo masculino e taoooo simples..aff!
    A gente intensifica muitos sentimentos sim..concordo! Mas vamos combinar que pra agradar uma mulher nao precisa fazer igual ao comercial da bombril... Se vc nao sabe cozinhar lave a louca a noite e MANTENHA limpo o que esta limpo e arrumado que esta ARRUMADO... ja seria uma ajuda e tanto...ou entao nao peca ajuda quando a situacao financeira precisar de ajuda...kkk... "Cada macaco no seu galho"...kkk.. bj irma

    ResponderExcluir